A necessidade de se precaver do mundo chegou ao ponto de renegar a humanidade do outro. O sistema carcerário é considerado unicamente punitivo, o que por consequência torna infrator impassível de correção e reinserção; o que pela lógica requer que ele seja detido o resto da vida a fim de não reincidir no crime, pelo menos na grande maioria dos casos.
O ser humano não é irrecuperável, o ser humano não é descartável, seres humanos dificilmente são "essencialmente maus". O pouco de envolvimento que tive com psicologia me diz que todo comportamento é aprendido e fruto do meio, e se é aprendido pode ser reaprendido. Mas e o meio? Você prende o adolescente por 5, 10 anos, 30 que sejam, em uma penitenciária, o devolve pra mesma situação de antes e quer que o resultado seja diferente? Quer que ele mude de comportamento sendo que a única coisa que o ofereceram durante esse tempo foi a convivência com pessoas com comportamentos semelhantes?
"Ah não, mas elas já sabem o que fazem" provavelmente, e quem foi que ensinou? Foi a escola de qualidade, o ambiente saudável ou a família bem estruturada? E "saber" é relativo, com seus 16 anos a sua capacidade cognitiva não alcançou a maturidade ainda, e maturidade nesse caso não é algo relativo e ponderável, é sobre o seu desenvolvimento físico. E 16 anos baseado em que? Na capacidade física de cometer crimes? Duas crianças de 10 anos mataram um bebê de 2 anos. Precisam de uma penitenciária ou de uma instituição reeducadora? São causas perdidas? Pensem que casos onde as pessoas sentem prazer em matar são poucos, a maioria dos casos de crimes hediondos é fruto de um comportamento desviante explicado se feita uma análise da história de vida.
"Direitos humanos pra humanos direitos", amigo onde você tava quando essa CRIANÇA, sim eu disse criança, foi privada de um ensino de qualidade, de perspectiva de futuro e de uma família estruturada? Onde estava você quando os pais dele passaram pela mesma situação? Essa é uma bandeira que as pessoas tem levantado pouco.
O sistema carcerário não funciona, e ao invés de modificar isso estamos cogitando submeter nossos jovens, e cada vez mais jovens, a ele.
Uma amiga disse e eu fiquei chocada ao perceber o quanto era verdade, aqueles que são habilitados a modificar a raiz dessa situação, são os profissionais desvalorizados. São aqueles que são ridicularizados por suas escolhas profissionais. Os que são desencorajados perante suas escolhas profissionais. Aqueles que ganham menos e são humilhados no trabalho. São os professores, os pedagogos, os psicólogos. São aqueles que buscam melhor qualidade da educação e uma qualidade digna para sua profissão e são respondidos com violência policial.
Enquanto isso, aqueles que elegemos ao quase topo da cadeia alimentar, a parcela que ganha muito para pensar por muitos, aqueles que são os atores da mudança substancial, subvertem a luz do dia a constituição que deveriam fazer valer. Desrespeitam a democracia e ainda são aplaudidos por alguns... "Já não era sem tempo", algumas vozes dizem.
Afinal de contas, obviamente não vai ser isso que vai acabar com a violência, sabemos que isso não é a solução... mas no momento é o que temos, é o que precisamos para que as pessoas parem de morrer... não é mesmo? Disse aquele que é contrário ao bolsa família.
Que texto <3
ResponderExcluirQue texto <3
ResponderExcluir